Fardo

Por que o jugo é suave e o fardo é leve?

jugo 1Durante a caminhada, muitas vezes, carregamos situações muito pesadas. O peso do trabalho, da família, das finanças ou relacionamentos parecem nos levar ao cansaço e a sobrecarga. Por isso, Jesus nos chama: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11,28-30). Exatamente por termos que lidar com questões da vida de forma solitária é que o fardo se torna pesado e o jugo duro demais.

Por essa razão, Jesus usa a figura do jugo. O jugo é uma espécie de peça de madeira, colocado no pescoço dos animais. Com esse aparelho em seus pescoços eles puxavam o arado e faziam a lavoura. Não se colocava o jugo em apenas um animal, era preciso dois. Também não se colocava o jugo no ombro de dois animais de espécies diferentes (Dt 22,10). Pois isso poderia dificultar o trabalho e quebrar o pescoço de um animal. Seria jugo desigual.

Enquanto caminhamos sem Jesus carregamos o fardo sozinhos e tudo se torna muito difícil. Muitas vezes nos associamos de forma íntima com quem não crê como nós e tornamos tudo ainda mais difícil. Acabamos nos machucando por tentar encontrar força, que na verdade só Jesus pode dar, em pessoas. No entanto, a proposta dele é que nos acheguemos a Ele, para que tire de nossos ombros fardos que colocamos, e nos dê o alívio.

A vida se torna pesada porque muitas vezes colocamos em nós pesos que não procedem de Cristo. Sim, Jesus tem o seu jugo. E o mesmo é suave e seu peso leve, porque Ele irá ao nosso lado. Assim como o jugo precisaria de dois animais para levar, Jesus nos chama a levar o jugo dele conosco. Por isso, se a caminhada parecer mais forte e pesada do que você esta suportando, pare e pense. Será que você não trocou o jugo ao lado de Jesus, para tentar sozinho? Seu nível de cansaço, desânimo e stress pode responder a essa pergunta. Pois se você está demasiadamente cansado significa que você está tentando sozinho.

O encargo que Ele traz sobre nós dá para aguentar, porque ele é o Deus forte, criador de toda a terra. O jugo que Jesus coloca sobre nós, Ele mesmo providencia a Sua força para carregar. Experimente deixar o peso de sua vida com aquele que sustenta o universo com Sua palavra e assim você entenderá na prática por que o jugo é suave e o fardo é leve e acharás verdadeiro descanso para sua alma.

Missão Sagrada Família

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *