quaresma

Quaresma 2016

O que é Quaresma:

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.

quaresmaA Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina no Sábado de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa, são 46 dias, da quarta feira de cinzas ao sábado ou 40 dias sem contar os domingos. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes: 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel, no deserto etc.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.

 


 

Clique nas imagens e entenda um pouco mais de cada assunto…

significado-da-quarta-feira-de-cinzas
Significado da Quarta-feira de Cinzas
Mensagem do Papa para a Quaresma 2016

 

Tempo de desapagar
Tempo de desapagar
Quaresma – Um tempo de Retiro

 

Vivendo o Jejum na quaresma
quaresma (1)
Vivendo a quaresma

 

confissao
Confissão

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *