Professor

Qual a missão do professor?

O professor não está preocupado somente com a nota, mas com o desenvolvimento do aluno como um todo

Você se lembra do seu primeiro professor? Tem gratidão a ele? Hoje, Dia do Professor, dedicamos esta matéria especialmente a todos os professores e alunos.

Todas as pessoas, um dia, tiveram esse companheiro, educador e profissional nas diferentes etapas da vida, os quais desempenharam um papel fundamental na formação do autoconhecimento e profissional de todos nós.

Qual a missão do professor
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Para sabermos um pouco mais sobre essa profissão, convidamos Samira Andrade da Silva, 31 anos, natural de Belém do Pará. Formada na Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde 2008, Samira é, hoje, missionária na Comunidade Canção Nova, onde atua como professora na missão de educar e evangelizar.

Missão, alegria e desafio de ser professor

Samira conta que, desde criança, tinha o sonho de estudar na área da educação, e o que mais a encantou nessa missão foi ver o desenvolvimento da criança e seu potencial a ser trabalhado. Ela percebeu a alegria de cuidar, de trabalhar o ser humano: “Ao fazer o curso, vi crescer essa paixão e o desejo de cuidar do ser humano. O que mais me encanta é ver a criança aprendendo, desenvolvendo-se e descobrindo o saber”.

A missionária fala das alegrias e também dos desafios que enfrenta com famílias desestruturadas, as quais influenciam no aprendizado da criança, impedindo-as, muitas vezes, de se adequarem às regras da sala de aula. A educadora afirma que além do trabalho de educar e ensinar na sala de aula, o professor precisa entrar no universo do aluno e ensiná-lo a também respeitar regras básicas: saber esperar, obedecer e ter disciplina, além de respeitar o limite das outras crianças.

Samira diz que os ‘desafios são grandes, pois muitos não recebem amor em casa, por isso também não conseguem amar. A educadora enfatiza que, quando o professor consegue entrar no mundo da criança e transmitir-lhes noções de respeito a cidadania, fica mais fácil trabalhar com ela a educação.

Samira partilha a experiência de ser professora e missionária

O professor tem uma grande missão, pois ele acaba entrando na vida da criança e convivendo com ela. Como missionária, a minha grande missão é levar essas crianças para Deus, formar homens e mulheres novos para um mundo novo. A diferença entre o meu trabalho e o do professor é que este se envolve até um certo ponto na vida de seu aluno; já como missionária, entro na vida da criança a partir do campo espiritual.

No Instituto Canção Nova, nós rezamos e nos envolvemos espiritualmente com cada criança, tendo em vista da segunda vinda de Cristo. Queremos transformar esses pequenos, que estão sem estrutura, a fim de que sejam homens e mulheres novos. O professor que não tem essa visão religiosa não se compromete com a alma da criança. Como professora e missionária, tenho esse comprometimento. Em nossa escola, trabalhamos com os alunos a questão da família, do respeito e da religião, porque somos uma escola convencional e trabalhamos os valores cristãos.

Uma mensagem para o professor

Os desafios de ser professor são grandes, mas quando ajudamos uma criança e ela coloca para fora o seu potencial, é uma grande alegria, que nos faz querer vencer os desafios e acreditar no ser humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *