Novembro Azul e Outubro Rosa

Novembro Azul – Dicas e cuidados parte 2

Agora é a vez dos homens terem um mês no ano também dedicado a campanhas relacionadas à sua saúde, de maneira especial ao Câncer de Próstata. Durante o mês de Novembro, conhecido como “Novembro Azul”, são realizadas algumas campanhas para alertar os homens sobre os cuidados que devem ter com a sua saúde e a ida ao médico para exames de prevenção.

A ideia de Novembro Azul é disseminada em muitos países e isso tem gerado movimentos interessantes que buscam espalhar a ideia e tentar tirar esse tabu da cabeça masculina. É o caso do Movember, um movimento que surgiu na Austrália em 2003 e que além de campanhas relacionados ao câncer de próstata, também realizam palestras sobre câncer nos testículos, depressão nos homens e outros cuidados com a saúde.

No Brasil ainda é um pouco novo e algumas pessoas desconhecem a existência do Novembro Azul e suas ideias. Por isso tente tirar um pouco o pensamento jurássico sobre saúde masculina e procure fazer exames, não apenas relacionados ao câncer de próstata, mas de vários outros. Prolongue sua vida, previna-se.


Como, quando e por que prevenir?

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Hoje, ele é o sexto mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, o que representa cerca de 10% do total de cânceres. Apenas esse ano, o INCA estima-se que em 2014 –  68.800 novos casos sejam diagnosticados.

A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar dessa forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos. Já entre outros. Homens que possuem histórico familiar da doença devem avisar seu médico.

O diagnóstico precoce é hoje a arma mais importante. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas. No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens e até, 2011, fez 13.129 vítimas.

 

Para prevenir o câncer de próstata, a consulta médica e exames periódicos são essenciais.

Abaixo, algumas dicas de como se preparar para conversar com o seu médico.

1. Escreva todos os sintomas que está sentindo, mesmo que não pareça estar associado à razão principal da consulta médica. Caso não sinta absolutamente nada, mas esteja na faixa etária dos 50 anos, não deixe de fazer a consulta. Ela é importante para que você faça os exames preventivos

2. Faça uma lista das medicações que você usa, incluindo vitaminas ou suplementos alimentares.

3. Convide um amigo ou parente próximo para ir com você ao médico. Isso será importante para ajudá-lo a lembrar de tudo o que for discutido.

4. Se tiver resultados de exames feitos recentemente, leve-os. Podem ser uma referência importante na hora de o médico  levantar o seu histórico.

5. Avise o médico se houver pessoas na sua família que tiveram câncer de próstata. Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *